sexta-feira, 15 de junho de 2012

Alcoolismo



Que razões levam o jovem ao consumo de álcool? Os hormônios, diz o senso comum. Resposta errada. O cérebro jovem, repentinamente atirado em uma reforma geral, é que manda nessa brincadeira. Os hormônios não são os vilões da adolescência.

O consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade tornou-se uma prática nos bares, festas etc. Isso contraria a lei que proíbe a venda de produtos que podem causar dependência ao menor, mas, apesar de toda essa iniciativa, essa realidade está presente no dia a dia das famílias, o consumo de bebidas alcoólicas está presente, dá-se para quem quiser ver..

Quais problemas decorrentes disso? Além dos problemas de saúde, o álcool contribui para a morte ou deficiência de pessoas relativamente jovens. O álcool causa dependência e pode causar sérios danos ao fígado e outros órgãos importantes como o coração. Pode tornar a pessoa agressiva e até levá-la à depressão.

Cabe a nós refletirmos sobre o papel dos pais nos cuidados para com seus filhos. Os pais são "indecisos" e liberam dinheiro aos filhos, favorecendo o consumo. Essas situações indicam "toda forma de negligência" , que a família, a sociedade e o governo devem combater.

Bruno Costa 2A

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Saúde no Brasil





O sistema de saúde pública é bastante precário em alguns países, principalmente no Brasil. Nos hospitais públicos, as filas para atendimento são enormes e os hospitais, na maioria, não apresentam estrutura decente. Mas, porque isso ocorre e como pode ser solucionado?

O governo brasileiro não investe adequadamente na saúde pública, o Brasil é um dos países com impostos mais elevados, tendo assim, condição de investir melhor na saúde. A própria Campanha da Fraternidade de 2012 tem como objetivo cobrar das autoridades soluções para os hospitais superlotados e com pacientes pelos corredores.

O governo deveria criar hospitais públicos decentes em pequenas cidades, evitando o aglomerado de pessoas nos hospitais da metrópole. Os governantes também deveriam dar suporte aos hospitais, para que neles não faltem máquinas e materiais, por isso, muitos médicos não conseguem exercer devidamente seu trabalho dentro desses hospitais.

A situação da saúde pública brasileira é precária, mas tem solução. Com uma grande colaboração do governo, essa situação poderá melhorar.

Bruno Costa

Sertão





O povo do sertão nordestino sofre muito com as secas. Quando ocorrem períodos chuvosos, apesar de significar fartura, eles não conseguem aproveitar ao máximo esse período, pois faltam técnicas e tecnologias para eles.

Os sertanejos, por não terem tanto acesso à cultura e recursos, não possuem tantas técnicas e matérias necessários para aproveitar o terreno. Tais técnicas são: meteorologia, irrigação, conciliar a época de plantar com as condições climáticas etc.

Existem várias soluções para os problemas dos sertanejos, e em muitas dessas soluções o governo seria o principal ajudante. O governo poderia levar agrônomos e meteorologistas ( para que essas possam ensinar técnicas ) , para o sertão e também, o governo poderia criar um pequeno comércio, no qual os governantes dariam a tecnologia e o suporte necessário aos sertanejos em troca de uma parcela viável para ambos, das produções do sertão.

A seca é algo que destrói bastante o sertão nordestino. Porém, se forem implantadas tecnologias e investimentos adequados para se aproveitar a terra, os sertanejos podem ter seus problemas erradicados.

Bruno Costa