sexta-feira, 15 de junho de 2012

Alcoolismo



Que razões levam o jovem ao consumo de álcool? Os hormônios, diz o senso comum. Resposta errada. O cérebro jovem, repentinamente atirado em uma reforma geral, é que manda nessa brincadeira. Os hormônios não são os vilões da adolescência.

O consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade tornou-se uma prática nos bares, festas etc. Isso contraria a lei que proíbe a venda de produtos que podem causar dependência ao menor, mas, apesar de toda essa iniciativa, essa realidade está presente no dia a dia das famílias, o consumo de bebidas alcoólicas está presente, dá-se para quem quiser ver..

Quais problemas decorrentes disso? Além dos problemas de saúde, o álcool contribui para a morte ou deficiência de pessoas relativamente jovens. O álcool causa dependência e pode causar sérios danos ao fígado e outros órgãos importantes como o coração. Pode tornar a pessoa agressiva e até levá-la à depressão.

Cabe a nós refletirmos sobre o papel dos pais nos cuidados para com seus filhos. Os pais são "indecisos" e liberam dinheiro aos filhos, favorecendo o consumo. Essas situações indicam "toda forma de negligência" , que a família, a sociedade e o governo devem combater.

Bruno Costa 2A

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Saúde no Brasil





O sistema de saúde pública é bastante precário em alguns países, principalmente no Brasil. Nos hospitais públicos, as filas para atendimento são enormes e os hospitais, na maioria, não apresentam estrutura decente. Mas, porque isso ocorre e como pode ser solucionado?

O governo brasileiro não investe adequadamente na saúde pública, o Brasil é um dos países com impostos mais elevados, tendo assim, condição de investir melhor na saúde. A própria Campanha da Fraternidade de 2012 tem como objetivo cobrar das autoridades soluções para os hospitais superlotados e com pacientes pelos corredores.

O governo deveria criar hospitais públicos decentes em pequenas cidades, evitando o aglomerado de pessoas nos hospitais da metrópole. Os governantes também deveriam dar suporte aos hospitais, para que neles não faltem máquinas e materiais, por isso, muitos médicos não conseguem exercer devidamente seu trabalho dentro desses hospitais.

A situação da saúde pública brasileira é precária, mas tem solução. Com uma grande colaboração do governo, essa situação poderá melhorar.

Bruno Costa

Sertão





O povo do sertão nordestino sofre muito com as secas. Quando ocorrem períodos chuvosos, apesar de significar fartura, eles não conseguem aproveitar ao máximo esse período, pois faltam técnicas e tecnologias para eles.

Os sertanejos, por não terem tanto acesso à cultura e recursos, não possuem tantas técnicas e matérias necessários para aproveitar o terreno. Tais técnicas são: meteorologia, irrigação, conciliar a época de plantar com as condições climáticas etc.

Existem várias soluções para os problemas dos sertanejos, e em muitas dessas soluções o governo seria o principal ajudante. O governo poderia levar agrônomos e meteorologistas ( para que essas possam ensinar técnicas ) , para o sertão e também, o governo poderia criar um pequeno comércio, no qual os governantes dariam a tecnologia e o suporte necessário aos sertanejos em troca de uma parcela viável para ambos, das produções do sertão.

A seca é algo que destrói bastante o sertão nordestino. Porém, se forem implantadas tecnologias e investimentos adequados para se aproveitar a terra, os sertanejos podem ter seus problemas erradicados.

Bruno Costa

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Álcool e jovens


             O álcool está cada dia mais normal na nossa sociedade. Os jovens estão começando a beber a partir dos 13 anos, causando muito risco para a saúde e apara as pessoas que convivem com ele, principalmente, sua família.
             O uso do álcool pode nos trazer muitas consequências negativas. As piores delas estão ligadas a saúde. Muitas doenças podem ser geradas a partir do uso do álcool, basicamente, porque o álcool da uma sobrecarga nos nossos órgãos, danificando-os ao longo do tempo.
             Outro problema ocasionado pelo álcool são as relações com as pessoas, que podem ser muito prejudicadas se você for alcoólatra.
             Um dos agravantes para as pessoas começarem a beber cedo e beber muito são as propagandas de bebida alcoólicas, que sempre mostram pessoas bonitas, felizes e se divertindo.
             Concluímos que o álcool só traz coisas negativas na nossa vida, tanto relacionado à saúde, como também relacionado a sua relação com as pessoas.

Davi Câmara.

Alcoolismo





O alcoolismo é um tema presente na vida de muitas pessoas da atual geração. O que ele causa? Quais as consequencias do seu uso? Essas são algumas das perguntas mais frequentes entre as pessoas que se interessam.

Em qualquer idade, o uso do álcool é nocivo. O que preocupa é que os jovens tendem a começar a beber cada vez mais cedo, quando ainda não tem a devida responsabilidade. A precoce entrada no mundo das drogas (lícitas e ilícitas) é facilmente entendida se observarem a atual cultura que prega que "beber é celebrar", ou que "beber fará você popular", e isso atrai a atenção tanto de jovens como adultos.

O álcool causa, a curto e longo prazo, problemas físicos e psicológicos, além de conflitar as relacões sociais. Acidentes no trânsito e violêncio doméstica são exemplos de problemas gerados, muitas vezes, pelo excesso do uso do álcool. Estudos mostram que o álcool é a porta de entrada para outras drogas, que podem facilmente destruir a vida de uma pessoa.

Portanto, o tema do alcoolismo deve ser tratado com delicadeza, pis ele apresenta uma força destrutiva maior do que se pensa.


Lucas Teixeira

segunda-feira, 21 de maio de 2012

O futuro da juventude






Os jovens da atual geração estão se preocupando cada vez mais com o que serão no futuro. Alguns pensam em família enquanto outros estão com a cabeça na sua carreira. O que é mais importante? Como lidar com essas escolhas?

A cada dia que passa, os jovens se encontram mais perto da vida adulta. Esta, muitas vezes aguardada com grande expectativa, nem sempre atende as mesmas. Tendo que enfrentar várias dificuldades e arcar com responsabilidades que não eram do seu costume, muitos acabam se decepcionando e tentando fugir de tudo isso. O que muitas vezes acontece, em razão da precoce entrada na fase adulta. O despreparo e a insegurança fazem com que a pessoa se desequilibre na sua nova "jornada".

A família, não só sendo vista como uma base, um apoio para qualquer pessoa, é uma das coisas mais importantes na formação de um carácter. Qualquer jovem que deseja ser bem sucedido e feliz no futuro tem que manter boas relações dentro da família. É ela quem irá lhe dar todo o apoio que será necessário. Além de tudo, construir uma família é um sonho comum de inúmeras pessoas. Por trás de uma pessoa feliz há sempre uma família bem estruturada.

Portanto, os jovens tem que esperar o momento certo para "saltar" de uma fase da vida para outra, pois os erros cometidos nessa transição poderão marcar para sempre. Sem pressa, e com responsabilidade, o ingresso na vida adulta será realizado da melhor maneira possível.


Lucas Teixeira

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Adolescência







      Muitos dos adolescentes desta geração se perdem no mundo das drogas,do álcool, dos vícios em geral etc.A época da adolescencia é um período de muitas descobertas na vida dos jovens,fazendo com que muitos deles,se nao tiverem as instruções corretas, caiam em tentações.
     Nesse periodo os jovens estao com os hormonios ao maximo,querendo experimentar de tudo,mesmo sendo coisas que nao farao bem à ele, isso fará com que muitos desses jovens experimentem os vicios oferecidos pela sociedade. A falta de prudencia e a ingenuidade deles acabam criando situaçoes irreversiveis em suas vidas.Como esse problema poderia ser resolvido?
    Como a fase da adolescencia é um periodo no qual os jovens sao fortemente influenciados é necessario um acompanhamento dos pais,para que esses possam orientar seus filhos a respeito do mundo à fora,tornando os jovens pessoas pouco influenciaveis e que possam colocar a sua razao acima de qualquer pressao do meio externo.
    Os adolescentes realmente precisam de acompanhamento adequado, pois a vida irá colocar situaçoes complicadissimas em suas vidas e apenas os jovens bem instruidos conseguirao superar as adversidades.

Bruno Costa 2A

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Inovação: Sertão


 



 Muitas pessoas veem o sertão nordestino de maneira negativa, seja por causa das grandes sexas ou da paisagem nem sempre tão bela. Ao contrário do que a maioria da população pensa, essa área do nordeste tem muito mais a oferecer.
   Os sertanejos, seus habitantes, são pessoas extremamente trabalhadoras e dedicas. Grandes conhecedores da região, sabem mais sobre solo e clima do que muita gente por aí. O conhecimento, adquirido com a própria experiência, deveria ser aproveitado pelo aspecto cultural, vendo que as pessoas que vivem no sertão têm muto o que compartilhar e discutir.
   Do ponto de vista econômico, o sertão poderia se desenvolver caso havesse alguma forma de investimento adequada. Deixando de lado os aspectos negativos da área e apostando no que ela oferece de bom, como o enorme espaço disponível. Assim, gera-se um meio trabalho e lucro a partir de uma região considerada anteriormente "inutilizável".
   Portanto, o preconceito com o sertão deve acabar, pois este oferece muito mais que do que imaginam. O coração do nordeste ainda surpreenderá aqueles que não acreditavam nele.




Lucas Teixeira - 2º A
Manhã

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Saúde Publica

A saúde pública no Brasil,assunto que gera muitas polêmicas e discussões, principalmente nos dias  de hoje, onde o numero de habitantes sem condições de pagar o tratamento é muito grande.Alguns cobram do governo,outros dos médicos e ainda aqueles que reclamam de recepcionistas de clinicas de hospitais.Mas, existe àquelas pessoas que procuram as reais soluções para o problema e lutam por esse objetivo em comum.
                Quando se pensa em medidas para melhorar a qualidade de vida para uma população, logo é citada a saúde.Uma palavra tão curta, mas ao mesmo tempo tão forte, que se torna um desejo, um objetivo para muitos . Mas,quando se é deparado com a situação de um hospital público brasileiro pode-se perceber a precariedade, a gravidade e a urgência de medidas solucionais.A falta de profissionais, como médicos e enfermeiras, é constante, as filas de espera de pacientes é enorme, a falta de leitos para instalar os doente é absurda.É possível encontrar paciente sendo atendidos no meio do corredor, que é considerado uma sorte, porque muitos morrem bem antes, nas filas.
                Apesar dessa falta de interesse e ignorância do governo, existem pessoas motivadas a achar uma solução digna. Uma delas é a campanha da fraternidade 2012, que trata justamente desse tema e consegue mobilizar populações. As medidas que podem ser tomadas são: A construção de hospitais públicos que atendam as necessidade da população, a contratação de médicos sérios e profissionais, a participação do governo com o pagamento de gastos ligados a essa área, entre muitos outros métodos.
               A sociedade com o apoio do governo pode melhorar muito a qualidade de vida das pessoas, provocando significativo aumento na expectativa de vida e na sobrevivência de muitos doentes.



                                                                   Thaís Saboya


Campanha da Fraternidade

O nosso tema da campanha da fraternidade foi lançado e diz respeito à saúde pública. A proposta é “Que a saúde se difunda pela terra”. Com esse tema,nós paramos para olhar como está a situação da saúde pública no nosso país.
                Se formos falar da saúde pública no Brasil, a primeira coisa que se pensa são as grandes filas de espera, péssimo atendimento e estado dos hospitais. A verdade é que a nossa saúde pública pede socorro
                O governo precisa se espelhar em países como Islândia e Suécia, que são os países com o maior nível de saúde pública no mundo. A campanha da fraternidade este ano tem o objetivo de conscientizar os países a investir mais na saúde, dando uma vida mais digna à população.
                Concluímos que a saúde pública no Brasil é precária e precisa de mais atenção dos nossos governantes. Com o novo tema da campanha da fraternidade,nossos olhos estarão voltados mais para a saúde pública e esperamos melhoras.



- davisim lindim



sexta-feira, 20 de abril de 2012

Ynom Tubi


          



    Ynom Tubi  é uma criança israelense que dedica a infância a resgatar destroços de foguete.Todos os dias são parecidos,ele sai em busca de destroços e volta para casa,exceto um dia.
               Tudo parecia normal dentro da rotina de um dia com ameaça de mísseis em Israel.Assim que a ‘’chuva’’ de mísseis acabou,Ynom foi em busca de restos de foguetes quando se deparou com uma carcaça dessas armas.Ele observou que dentro dela havia uma cápsula que continha um bilhete.Ynom leu o bilhete que dizia: “Nossos mísseis estão sob domínio Russo,nos ajude,U.S.A.
               De alguma forma,os russos  descobriram a mensagem e foram atrás de Ynom.Enquanto o pobre garoto estava brincando com seus “foguetes”, a  campainha toca e sua mãe atende.Ynom fica espionando os dois homens altos e fortes que faziam incessantes perguntas à sua mãe.Percebendo das intenções dos homens,o garoto pega seus “brinquedos” e um celular e foge.Usando seus conhecimentos em foguetes  ele cria um projétil e envia o bilhete,via foguete para a C.I.A.Percebendo os movimentos,os russos correm atrás dele e o encurralam.
               Na hora em que eles iam torturar a criança,chegam centenas de helicópteros  da C.I.A para prender os dois bandidos e para entregar o premio para o mais novo herói de Israel e U.S.A.

Bruno Costa 2ºA - Manhã

Saúde Pública


    





     A saúde sempre foi uma questão importantíssima para qualquer povo. O que fazer quando o sistema de saúde pública não consegue suprir as necessidades do país? O Brasil está passando por esse tipo de situação atualmente e precisa de uma urgente correção.
     Imensas filas de espera, profissionais desinteressados e desqualificados e a falta de estrutura são alguns dos problemas relacionados com a saúde pública no Brasil. Pacientes chegam a falecer enquanto esperam atendimento, seja pela falta de estrutura ou verba destinada. A saúde é um direito do cidadão e deixar que este seja descumprido é um crime.
     A construção de hospitais bem instalados e equipados já é um grande passo a favor da saúde pública no país. Depois disso, a formação de profissionais qualificados e bem remunerados já daria uma nova cara ao sistema de saúde brasileiro.
     Portanto, cabe ao governo estabilizar essa situação, vendo que seria um investimento no próprio povo, além de diminuir o custo proveniente dos problemas que ocorrem no falho sistema de saúde atual. Dessa forma, o governo e a população saem ganhando. O acesso à saúde é um direito do povo e o governo tem o dever de cumpri-lo.


Lucas Teixeira
2ª A – Manhã
Colégio Santa Cecília

Ynom Tubi




Estava passando pela rua, mais ou menos no meio da tarde. Na noite anterior, tinha sido horrível¸ uma verdadeira catástrofe, os palestinos tinham invadido um bairro, lançaram diversos tipos de bombas e foguetes, destruindo assim várias casas, praças e estradas. Mas, agora, já estava mais tranqüilo, se é que podemos chamar assim. Ainda era possível ver o desespero e a angústia no rosto de moradores locais, que perderam quase tudo o que tinham em apenas algumas horas. Mas, em um garotinho muito em comum apareceu bem na minha frente como um saco de objetos que não consegui identificar e com um sorriso no rosto.
Meu amigo e jornalista ficou interessado no garoto e foi conversar com ele. O nome dele era Yinon Tubi, de apenas onze anos. Ele era um dos garotos da região que colecionavam restos de foguetes; esperavam o mesmo cair em algum jardim e já iam correndo à procura.
Primeiramente, achei esse tipo de atividade estranha, mas logo vi que era bastante comum naquele local, as pessoas já estavam acostumadas. Resolvemos falar com o pai de Yinon. Ele disse que apoiava o filho nessa brincadeira, pois achava que era uma maneira divertida de controlar o medo, pois transformava um episódio tão triste do dia-a-dia em uma distração para as crianças.
Com o material pronto, eu e meu amigo voltamos para casa e publicamos no jornal onde trabalhávamos essa incomum e ao mesmo tempo inspiradora história.



Thais Saboya - 2ºA

Yunin Tube







Toda tarde era a mesma coisa: sair de casa e procurar os restos de foguete. Yunin, garoto israelense, encarava o medo de uma forma inusitada. O que era medo virava diversão. Transformou uma infância provavelmente traumática em um meio de recuperar a dignidade do seu povo.

Foguetes assustadores? Muito pelo contrário. A atividade virou brincadeira, mas para Yunin, tudo aquilo ia mais além. Os restos de mísseis para ele não significavam sucata e sim um sonho. Sonho de que tudo aquilo acabasse.

Yunin acreditava que suas pequenas atitudes pudessem fazer a diferença e fizeram Seus amigos se juntaram a causa e todo dia iam catar os destroços com intenções além de reciclar ou guardar. A idéia era construir a dignidade do povo, achar maneiras de resistir aos ataques.

A criança israelense conseguiu mudar opiniões e pontos de vista a partir de um inocente ato. Provou que nem tudo é irreversível, a não ser que não se faça nada a respeito. Pode não ter resolvido o problema dos ataques, mas é certo que a consciência dos habitantes está mais leve.


Lucas Teixeira 2ºA